UEPB - Repositório Digital

Instrução por colegas: apresentação de um método para o ensino

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Braz, Cristiano José de Farias
dc.date.accessioned 2014-09-03T13:37:04Z
dc.date.available 2014-09-03T13:37:04Z
dc.date.issued 2014-09-03
dc.identifier.other CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5018
dc.description BRAZ, C. J. de F. Instrução por colegas: apresentação de um método para o ensino. 2014. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, vive-se a era da informação instantânea. Todos em geral, mesmo no Brasil, estão possibilitados a sua obtenção. Todavia, verifica-se que o ensino de Ciências, especialmente, o de Física, apresenta inúmeros obstáculos para sua execução, não apenas estruturais ou financeiros. O aproveitamento do material conceitual, dos conteúdos propostos, em sala de aulas, é pouco compreendido pelos alunos. Os alunos não conseguem levar para suas realidades, fora da sala de aula, a compreensão às aplicações práticas do que é ensinado, devido à linguagem dos professores ou à linguagem dos livros didáticos. Esse trabalho teve como objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica realizada para mostrar os fundamentos para a eficiência do método Instrução por Colegas (IpC), para tanto apresenta-se uma descrição das teorias psicogenéticas de Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, as quais dão aporte teórico ao método do IpC. Pode-se concluir que: (1) a obtenção de bons resultados pelo uso do IpC é independente do perfil do instrutor; (2) a eficiência do método é demonstrado em diferentes níveis de ensino e de contexto escolares; (3) o método do IpC é baseado na zona de desenvolvimento proximal (ZDP), definida na teoria vygotskyana; (4) a escolha de qual instrumento a ser utilizado, como suporte para a aplicação do IpC, deve ser adaptada ao ambiente escolar, podendo ser tanto os clickers quanto os flashcards; (5) a aplicação do IpC, possibilita aos estudantes expressarem seu raciocínio, opinião e argumento; (6) o uso de textos prévios tende a ser um obstáculos, devido ao hábitos dos aluno não realizarem a leitura anterior às aulas; (7) a aplicação do IpC tende a ser favorável e estimulantes para professores e alunos, mas não deve ser aplicado constantemente, pois pode afetar o cronograma escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Raquel Pereira de Ataíde pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Instrução pelos colegas pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.title Instrução por colegas: apresentação de um método para o ensino pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta