dc.description.abstract |
Atualmente, vive-se a era da informação instantânea. Todos em geral, mesmo no Brasil, estão
possibilitados a sua obtenção. Todavia, verifica-se que o ensino de Ciências, especialmente, o
de Física, apresenta inúmeros obstáculos para sua execução, não apenas estruturais ou
financeiros. O aproveitamento do material conceitual, dos conteúdos propostos, em sala de
aulas, é pouco compreendido pelos alunos. Os alunos não conseguem levar para suas
realidades, fora da sala de aula, a compreensão às aplicações práticas do que é ensinado,
devido à linguagem dos professores ou à linguagem dos livros didáticos. Esse trabalho teve
como objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica realizada para mostrar os fundamentos
para a eficiência do método Instrução por Colegas (IpC), para tanto apresenta-se uma
descrição das teorias psicogenéticas de Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, as quais
dão aporte teórico ao método do IpC. Pode-se concluir que: (1) a obtenção de bons resultados
pelo uso do IpC é independente do perfil do instrutor; (2) a eficiência do método é
demonstrado em diferentes níveis de ensino e de contexto escolares; (3) o método do IpC é
baseado na zona de desenvolvimento proximal (ZDP), definida na teoria vygotskyana; (4) a
escolha de qual instrumento a ser utilizado, como suporte para a aplicação do IpC, deve ser
adaptada ao ambiente escolar, podendo ser tanto os clickers quanto os flashcards; (5) a
aplicação do IpC, possibilita aos estudantes expressarem seu raciocínio, opinião e argumento;
(6) o uso de textos prévios tende a ser um obstáculos, devido ao hábitos dos aluno não
realizarem a leitura anterior às aulas; (7) a aplicação do IpC tende a ser favorável e
estimulantes para professores e alunos, mas não deve ser aplicado constantemente, pois pode
afetar o cronograma escolar. |
pt_BR |