dc.contributor.author |
Cezário, Janaína Aparecida |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-03T13:48:31Z |
|
dc.date.available |
2014-09-03T13:48:31Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-03 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371. 12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5037 |
|
dc.description |
CEZÁRIO, J. A. O ensino da Estatística na formação inicial do professor de Matemática da UEPB de Campina Grande. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Estatística é uma ciência que se trabalha com análise de dados, interpretação,
coleta e organização dos dados necessários para se realizar uma pesquisa ou
trabalhar com um conceito ligada a prática do cotidiano. Conforme os Parâmetros
Curriculares Nacionais (1998) o ensino da Estatística deve ser trabalhado junto à
disciplina de Matemática em todo o ensino básico, por esta razão o ensino da
Estatística na formação inicial do Professor de Matemática é de extrema importância
para que o mesmo esteja preparado para lecionar esses conteúdos em sua aula de
Matemática. O objetivo geral dessa nossa pesquisa é trazer uma reflexão de como
está o ensino da disciplina de Estatística e probabilidade na licenciatura em
Matemática da UEPB em Campina Grande. Esta pesquisa tem como objetivos
específicos Identificar nas Diretrizes Curriculares Nacionais a estrutura para o curso
de Licenciatura em Matemática e verificar como está sendo o ensino da Estatística
no curso de Licenciatura em Matemática da UEPB de Campina Grande; Identificar o
que os Parâmetros Curriculares Nacionais e a OCEM apontam para o ensino da
Estatística na Educação Básica; Identificar através de questionários como os alunos
e ex- alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB como concebem o
ensino da Estatística. A metodologia e a pesquisa foram realizadas entre os meses
de maio e junho de 2014. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários
evidenciam a falta de preparo para o ensino da Estatística por parte dos futuros
professores, a baixa carga horária e a maneira que se é conduzida a disciplina no
curso não oferece o suporte necessário para o ensino da Estatística nas aulas de
Matemática no ensino básico. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kátia Maria de Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino básico |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da Estatística na formação inicial do professor de Matemática da UEPB de Campina Grande |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |