UEPB - Repositório Digital

O ensino da Estatística na formação inicial do professor de Matemática da UEPB de Campina Grande

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cezário, Janaína Aparecida
dc.date.accessioned 2014-09-03T13:48:31Z
dc.date.available 2014-09-03T13:48:31Z
dc.date.issued 2014-09-03
dc.identifier.other CDD 371. 12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5037
dc.description CEZÁRIO, J. A. O ensino da Estatística na formação inicial do professor de Matemática da UEPB de Campina Grande. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A Estatística é uma ciência que se trabalha com análise de dados, interpretação, coleta e organização dos dados necessários para se realizar uma pesquisa ou trabalhar com um conceito ligada a prática do cotidiano. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) o ensino da Estatística deve ser trabalhado junto à disciplina de Matemática em todo o ensino básico, por esta razão o ensino da Estatística na formação inicial do Professor de Matemática é de extrema importância para que o mesmo esteja preparado para lecionar esses conteúdos em sua aula de Matemática. O objetivo geral dessa nossa pesquisa é trazer uma reflexão de como está o ensino da disciplina de Estatística e probabilidade na licenciatura em Matemática da UEPB em Campina Grande. Esta pesquisa tem como objetivos específicos Identificar nas Diretrizes Curriculares Nacionais a estrutura para o curso de Licenciatura em Matemática e verificar como está sendo o ensino da Estatística no curso de Licenciatura em Matemática da UEPB de Campina Grande; Identificar o que os Parâmetros Curriculares Nacionais e a OCEM apontam para o ensino da Estatística na Educação Básica; Identificar através de questionários como os alunos e ex- alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB como concebem o ensino da Estatística. A metodologia e a pesquisa foram realizadas entre os meses de maio e junho de 2014. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários evidenciam a falta de preparo para o ensino da Estatística por parte dos futuros professores, a baixa carga horária e a maneira que se é conduzida a disciplina no curso não oferece o suporte necessário para o ensino da Estatística nas aulas de Matemática no ensino básico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino de Estatística pt_BR
dc.subject Ensino básico pt_BR
dc.title O ensino da Estatística na formação inicial do professor de Matemática da UEPB de Campina Grande pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta