dc.contributor.author |
Batista Neto, Antônio |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-03T13:57:57Z |
|
dc.date.available |
2014-09-03T13:57:57Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-03 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372. 7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5050 |
|
dc.description |
BATISTA NETO, A. O uso de vídeos na prática docente de Matemática: uma analogia com o ensino tradicional. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa de metodologias
adotadas no ensino de matemática em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental da
Escola Municipal Nossa Senhora dos Milagres em São Joao do Cariri – PB. O estudo
consiste em verificar qual o método que favorece de modo mais eficiente a
aprendizagem de matemática pelos alunos. Na turma do 7º ano A foi utilizada a
metodologia convencional de ensino, com instrumentos didáticos comumente
empregados em aulas tradicionais. Já na turma do 7º ano B, foi adotada uma
metodologia de ensino com o uso de um vídeo que trazia o conteúdo a ser estudado:
média aritmética. Nessa turma foi usado como recurso didático, o próprio vídeo para
servir de apoio didático ao professor que ministrou sua aula de forma diferenciada. Para
verificar o desempenho das metodologias em confronto, foi feita uma avaliação em cada
turma. Os resultados apresentados nas notas dessas avaliações mostraram que na turma
onde foi adotado o método convencional, os alunos pareciam desmotivados a aprender o
conteúdo enquanto que na turma onde foi utilizada a metodologia tendo o vídeo como
meio didático, eles se mostraram mais atentos e com isso, mais abertos ao conteúdo, o
que pode classificar essa mídia como uma ferramenta importante no ensino de
matemática que pode enriquecer a aprendizagem matemática dos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Pedro Lúcio Barboza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O uso de vídeos na prática docente de Matemática: uma analogia com o ensino tradicional |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |