Resumo:
Observa-se que nas ultimas décadas, especialmente a partir da década de 90, muito
se tem debatido sobre um Sistema Educacional Inclusivo, nas esferas política,
cultural, social e pedagógica, em prol do direito de todos a uma educação inclusiva
de qualidade. No Brasil a Educação Inclusiva somente começou a fundamentar-se a
partir da Conferência Mundial de Educação Especial em 1994, quando foi
proclamada a Declaração de Salamanca que passou a considerar a inclusão dos
alunos com Necessidades Educativas Especiais em classes regulares como a forma
mais avançada de democratização das oportunidades educacionais. No entanto,
apenas no decorrer dos anos 2000 é que foi implantada uma politica denominada
“Educação Inclusiva”. Diante desse contexto, o presente trabalho monográfico
buscou desenvolver o tema Educação Inclusiva no Brasil, tendo por objetivo geral
analisar Políticas Públicas Educacionais em busca de elementos para a construção
de um quadro referencial acerca da Educação Inclusiva no Brasil dos anos 1990 até
à contemporaneidade. Utilizou-se como procedimento metodológico o analíticodescritivo,
devido à exigência do objeto de estudo em tela, e como técnica, a
pesquisa bibliográfica – exploratória. O instrumento de coleta de dados utilizado
neste estudo foi à análise de conteúdo. Os resultados obtidos com este estudo
deixaram claro que mesmo com a implantação de diversas políticas públicas
referente ao tema em questão, a Educação Inclusiva de modo geral ainda é um
desafio tanto para gestores públicos quanto para os demais atores do processo de
escolarização, nos dias atuais.
Descrição:
SOUTO, M. T. de. Educação inclusiva no Brasil: Contexto histórico e contemporaneidade. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.