Resumo:
Esta pesquisa é resultado de uma investigação, que teve como principal objetivo analisar a
formação dos conceitos que estudantes do ensino médio possuem sobre a natureza do
conhecimento científico a partir de episódios relacionados aos “sonhos” presentes na História
da Química, utilizando a Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais e dos conceitos
proposta por Galperin. Nesse sentido buscou-se compreender as implicações pedagógicas
desta teoria, como mecanismo de internalização das ações externas em internas. Para tanto,
foi aplicado uma sequência didática em uma turma do 3º ano do ensino médio em uma escola
estadual da cidade de Campina Grande – PB. Os resultados apontam as possibilidades de
formação da nova habilidade por meio da assimilação das etapas operacionais orientadas pela
Base Orientadora da Ação – B.O.A, nas atividades desenvolvidas no espaço escolar a partir da
utilização de um novo conceito formado para a vida em sociedade, bem como na
compreensão do processo no desenvolvimento científico.
Descrição:
ARAÚJO, R. F. R. de. Formação de conceito sobre a natureza científica utilizando a teoria de P. Ya. Galperin a partir da história da Química. 2014. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.