dc.contributor.author |
Wellington Alves, Cavalcanti Júnior |
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dc.date.accessioned |
2014-09-04T17:08:07Z |
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dc.date.available |
2014-09-04T17:08:07Z |
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dc.date.issued |
2014-09-04 |
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dc.identifier.other |
CDD 341.481 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5064 |
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dc.description |
CAVALCANTI JÚNIOR, W. A. O bloco da educação no país do carnaval: uma análise dos limites de atuação do Ministério Público na efetivação do Direito à Educação. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O direito à educação é delineado na Constituição com um grau de detalhe não dispensado aos demais direitos sociais. Devido à própria natureza política da educação, esta é descrita a partir de termos abrangentes que dificultam a delimitação da atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público na fiscalização e exigibilidade de efetivação deste direito. Nesta pesquisa, analisamos, à luz das ciências sociais e dos estudos pedagógicos, o delineamento legal do direito à educação na Constituição e demais normas infraconstitucionais. Através de uma perspectiva jurídico-pedagógica, temos como objetivo traçar um limite onde é possível distinguir-se a educação ora como um problema essencialmente político, de responsabilidade do poder executivo, intermediado através de programas, ações e políticas públicas, ora como um problema de índole jurídica possível de ser discutido judicialmente. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Luciano Nascimento Silva |
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dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Direito a educação |
pt_BR |
dc.subject |
Poder judiciário |
pt_BR |
dc.subject |
Limites de atuação |
pt_BR |
dc.title |
O bloco da educação no país do carnaval: uma análise dos limites de atuação do Ministério Público na efetivação do direito à educação |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |