Resumo:
As canções, por serem objetos culturais de extrema relevância, tem sido muito
comuns como ferramenta de ensino em língua estrangeira. No ensino de
espanhol, as canções são costumeiramente utilizadas nos livros didáticos,
dentre outras justificativas, com o objetivo de atender à abordagem sóciocultural
proposta nos documentos oficiais acerca do ensino de língua
espanhola. Neste trabalho, temos como objetivos realizar uma investigação
mais detalhada acerca do que dizem os documentos oficiais sobre uma
abordagem cultural no uso de objetos distintos para o ensino de língua
estrangeira, em especial das canções. Assim, como observaremos nos livros
didáticos do ensino fundamental II e médio, a recorrência de uma abordagem
coerente ao que é proposto nestes documentos, avaliando, deste modo, que
livros e quais atividades parecem mais adequados ao propósito estabelecido
pela perspectiva sociocultural, intercultural e pluricultural do ensino de língua
estrangeira. Para cumprir nossos objetivos, fizemos uma pesquisa de cunho
descritivo-interpretativista, qualitativa e quantitativa, a partir de seis coleções de
livros do ensino fundamental e médio, todas adotadas pelo PNLD. Nas nossas
conclusões, observamos que a maioria dos livros, entretanto, continua a
trabalhar com uma perspectiva mais estrutural de língua, não focando outros
aspectos culturais nas atividades previstas a partir das canções.
Descrição:
Barbosa, Y. O. Z. Las Actividades con canciones: análisis y reflexiones sobre aspectos socioculturales en libros didácticos. 2014. 73f. Monografia (Especialização em Língua e Literatura Espanholas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.