UEPB - Repositório Digital

Las Actividades con canciones: análisis y reflexiones sobre aspectos socioculturales en libros didácticos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Yeman Omar Zapata
dc.date.accessioned 2014-09-16T13:19:59Z
dc.date.available 2014-09-16T13:19:59Z
dc.date.issued 2014-09-16
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5102
dc.description Barbosa, Y. O. Z. Las Actividades con canciones: análisis y reflexiones sobre aspectos socioculturales en libros didácticos. 2014. 73f. Monografia (Especialização em Língua e Literatura Espanholas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract As canções, por serem objetos culturais de extrema relevância, tem sido muito comuns como ferramenta de ensino em língua estrangeira. No ensino de espanhol, as canções são costumeiramente utilizadas nos livros didáticos, dentre outras justificativas, com o objetivo de atender à abordagem sóciocultural proposta nos documentos oficiais acerca do ensino de língua espanhola. Neste trabalho, temos como objetivos realizar uma investigação mais detalhada acerca do que dizem os documentos oficiais sobre uma abordagem cultural no uso de objetos distintos para o ensino de língua estrangeira, em especial das canções. Assim, como observaremos nos livros didáticos do ensino fundamental II e médio, a recorrência de uma abordagem coerente ao que é proposto nestes documentos, avaliando, deste modo, que livros e quais atividades parecem mais adequados ao propósito estabelecido pela perspectiva sociocultural, intercultural e pluricultural do ensino de língua estrangeira. Para cumprir nossos objetivos, fizemos uma pesquisa de cunho descritivo-interpretativista, qualitativa e quantitativa, a partir de seis coleções de livros do ensino fundamental e médio, todas adotadas pelo PNLD. Nas nossas conclusões, observamos que a maioria dos livros, entretanto, continua a trabalhar com uma perspectiva mais estrutural de língua, não focando outros aspectos culturais nas atividades previstas a partir das canções. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thays Keylla de Albuquerque pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Canciones pt_BR
dc.subject Libro Didáctico pt_BR
dc.subject Herramientas de Enseñanza pt_BR
dc.subject Lengua Extranjera pt_BR
dc.title Las Actividades con canciones: análisis y reflexiones sobre aspectos socioculturales en libros didácticos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta