dc.description.abstract |
O presente estudo objetivou identificar e analisar os erros apresentados pelos alunos
sobre o conteúdo de números racionais, que vão influenciar na aprendizagem do conteúdo de
função no 1º Ano do Ensino Médio. O trabalho teve como respaldo teórico documentos
oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2006) e Orientações
Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2006); estudiosos da matemática como Even (2002)
e Dante (2005) e também autores que fundamentaram a análise dos erros cometidos pelos
alunos ao realizarem atividades com números racionais, como Cury (2007), Souza (2002) e
Silva (2012). Este estudo envolveu uma pesquisa participativa, utilizando quanto à análise de
dados, uma abordagem predominantemente qualitativa, tendo como sujeitos os alunos de uma
turma do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Melquíades Vilar, situada no município de
Taperoá – PB. Quanto à organização, o trabalho está estruturado em quatro capítulos: O
primeiro diz respeito aos fundamentos do ensino atual de função, as principais dificuldades
apresentadas no seu ensino, a importância de outros conteúdos para sua aprendizagem e às
justificativas para a escolha desse tema. Além disso, traçamos os objetivos deste estudo e o
estudo metodológico adotado e a organização do trabalho. O segundo capítulo inicia-se com
uma explanação teórica sobre análise de erros na visão de alguns autores segundo a educadora
matemática Cury. Além disso, abordaremos a construção da aprendizagem a partir do erro,
segundo diferentes autores. O terceiro capítulo traz uma apresentação do local e dos sujeitos
da pesquisa e dos objetivos referente aos três momentos da pesquisa e consequentemente os
seus resultados. Há também o relato das atividades aplicadas, com comentários das respostas
dos alunos. Com o intuito de obter informações necessárias para respaldar ou contradizer a
hipótese. Finalmente, no quarto capítulo, as considerações finais e algumas sugestões, que
talvez possam possibilitar a melhoria do ensino-aprendizagem de Funções. Constatamos neste
estudo, por meio da identificação dos erros dos alunos que existem lacunas na aprendizagem
de números racionais, dificultando a aprendizagem de função. |
pt_BR |