Resumo:
Do paralelo existente entre os avanços científicos corroborados pelo modelo capitalista e as
agressões que esses podem ocasionar ao ambiente surgem debates acirrados que conduzem à
reflexão e pedem um posicionamento direto de cada indivíduo.As perspectivas atuais para o
Ensino Médio, dentre as quais se destaca a propostado Ensino Médio Inovador, estimulam a
utilização de metodologias de ensino que se distanciem do modelo tradicional, instigando
reflexões sobre a prática docente a inserindo a proposta de articulação
interdisciplinar/transdisciplinar dos conceitos. Sob esse ponto de vista, o ensino por projetos
vem atender a estas recomendações, contribuindo para o reestabelecimento da aproximação
entre os conteúdos curriculares e o cotidiano do estudante, situando o professor como
mediador da aprendizagem do estudante. Neste trabalho objetivou-se estudar o uso do ensino
por projetos em Educação Ambiental, a partir da construção da racionalidade e percepção
ambientais, mediante a realização de minicurso envolvendo uma horta escolar. Para tanto, as
atividades foram realizadas em três etapas: observação da realidade escolar, planejamento das
ações pertinentes ao o projeto, aplicação de questionário e produções textuais pelos
participantes da pesquisa. Os elementos que emergiram dos questionários e da produção
textual foram analisados lexicalmente e por análise temática, permitindo considerar entre os
participantes destas etapas a existência de racionalidade, que, provavelmente, reflete da
existência do projeto de horta escolar. Considera-se, assim, que a metodologia de projetos,
desenvolvida em uma perspectiva de Educação Ambiental, permite o desenvolvimento da
racionalidade ambiental, estimulando a conscientização dos estudantes.
Descrição:
MELO, T. F. T. de. Ensino por projeto: a horta escolar como
ferramenta de racionalidade e consciência ambiental. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.