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Ensino por projeto: a horta escolar como ferramenta de racionalidade e consciência ambiental

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dc.contributor.author Melo, Tafarel Fernandes Tavares de
dc.date.accessioned 2014-09-23T18:28:34Z
dc.date.available 2014-09-23T18:28:34Z
dc.date.issued 2014-09-23
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5140
dc.description MELO, T. F. T. de. Ensino por projeto: a horta escolar como ferramenta de racionalidade e consciência ambiental. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Do paralelo existente entre os avanços científicos corroborados pelo modelo capitalista e as agressões que esses podem ocasionar ao ambiente surgem debates acirrados que conduzem à reflexão e pedem um posicionamento direto de cada indivíduo.As perspectivas atuais para o Ensino Médio, dentre as quais se destaca a propostado Ensino Médio Inovador, estimulam a utilização de metodologias de ensino que se distanciem do modelo tradicional, instigando reflexões sobre a prática docente a inserindo a proposta de articulação interdisciplinar/transdisciplinar dos conceitos. Sob esse ponto de vista, o ensino por projetos vem atender a estas recomendações, contribuindo para o reestabelecimento da aproximação entre os conteúdos curriculares e o cotidiano do estudante, situando o professor como mediador da aprendizagem do estudante. Neste trabalho objetivou-se estudar o uso do ensino por projetos em Educação Ambiental, a partir da construção da racionalidade e percepção ambientais, mediante a realização de minicurso envolvendo uma horta escolar. Para tanto, as atividades foram realizadas em três etapas: observação da realidade escolar, planejamento das ações pertinentes ao o projeto, aplicação de questionário e produções textuais pelos participantes da pesquisa. Os elementos que emergiram dos questionários e da produção textual foram analisados lexicalmente e por análise temática, permitindo considerar entre os participantes destas etapas a existência de racionalidade, que, provavelmente, reflete da existência do projeto de horta escolar. Considera-se, assim, que a metodologia de projetos, desenvolvida em uma perspectiva de Educação Ambiental, permite o desenvolvimento da racionalidade ambiental, estimulando a conscientização dos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Horta escolar pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Ensino por projeto: a horta escolar como ferramenta de racionalidade e consciência ambiental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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