Resumo:
O presente trabalho foi realizado durante o segundo período de 2010 no estabelecimento de
ensino “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Raul Cordula”,
na cidade de Campina Grande, com os alunos do 2
0
ano do ensino médio. Durante este
trabalho buscou-se responder a seguinte questão: Como motivar os alunos à aprendizagem de
trigonometria e dar ao professor um suporte didático de ensino para tornar essa área da
matemática mais interessante e significativa? Para isso foi feito uso de uma pesquisa
bibliográfica em diferentes instrumentos: livros, revistas, monografias, artigos, internet e
também realizou-se um minicurso em que o plano de ensino elaborado visou uma abordagem
dinâmica que foge ao método tradicional, priorizando a integração teoria com prática na
aplicação da trigonometria. Foi desenvolvida uma metodologia de ensino voltada para o
aprendizado da trigonometria utilizando os conceitos teóricos integrados ao conteúdo e
aplicações práticas usando recursos materiais manipulativos. As atividades consistiram de
aplicação dos conceitos da trigonometria, dentre eles trabalhou-se com Semelhança de
Triângulos, Teorema de Pitágoras e Razões Trigonométricas. A metodologia proposta e
aplicada teve como suporte materiais manipulativos de fácil aquisição e o Trabalho foi
desenvolvido em grupos, em busca de proporcionar debates entre os alunos e o professor
sobre o conteúdo, e também utilizando situações problemas do dia a dia para incentivar o
interesse dos mesmos. Ao final do minicurso foi verificado um aprendizado mas rápido dos
conceitos de trigonometria, e com a utilização do material didático houve um maior interesse
e motivação dos alunos durante a aprendizagem.
Descrição:
QUEIROZ, I. M. de. O ensino de trigonométricas através de material manipulativo. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.