Resumo:
O Ensino de Biologia tem se respaldado em uma proposta educacional que prioriza as
aulas expositivas, conduzindo a uma resistência entre os estudantes em estudar as
Ciências da Natureza por conceberem o modo como é abordada como puramente
tecnicista. No entanto, essa condição de tecnicismo pode ser superada através do uso,
pelo educador, de recursos didáticos que facilitam que o estudante interaja com o meio
em que vive, têm opiniões próprias, conhecimentos prévios e capacidade de estabelecer
pontes de significado entre teoria e prática. Nessa perspectiva, objetivamos avaliar a
eficiência da aula com experimentação como recurso didático na construção de
aprendizagem sobre o conceito de proteína. Em um primeiro momento, aplicamos um
questionário para identificação dos conhecimentos prévios que os estudantes tinham
sobre o conceito de proteína e, neste as compreensões expressas foram bastante
diversas, no entanto, não alcançaram a amplitude que envolve o conceito. Na segunda
etapa da pesquisa, desenvolvemos uma aula com experimentação e reaplicamos o
questionário a fim de identificar se houve formação de conhecimentos novos ancoradas
na prática. Neste, as compreensões se mostraram mais ampliadas e aprofundadas, uma
vez que os estudantes demonstraram uma preocupação maior em refletir e explicar suas
construções. A ampliação dos conhecimentos explicitados sobre o conceito a partir do
uso da aula com experimentação como recurso didático e dos conhecimentos prévios
pertinentes aos estudantes evidencia a relevância das inovações metodológicas como
opção à superação da condição de ensino-aprendizagem
mecânico/reducionista/fragmentária.
Descrição:
ASSIS, M. L. G. de. A experimentação como recurso didático no ensino do conceito de proteína. 2013. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.