dc.contributor.author |
Assis, Mayara Larrys Gomes de |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-23T18:35:54Z |
|
dc.date.available |
2014-09-23T18:35:54Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-23 |
|
dc.identifier.other |
CDD 570. 7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5150 |
|
dc.description |
ASSIS, M. L. G. de. A experimentação como recurso didático no ensino do conceito de proteína. 2013. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Ensino de Biologia tem se respaldado em uma proposta educacional que prioriza as
aulas expositivas, conduzindo a uma resistência entre os estudantes em estudar as
Ciências da Natureza por conceberem o modo como é abordada como puramente
tecnicista. No entanto, essa condição de tecnicismo pode ser superada através do uso,
pelo educador, de recursos didáticos que facilitam que o estudante interaja com o meio
em que vive, têm opiniões próprias, conhecimentos prévios e capacidade de estabelecer
pontes de significado entre teoria e prática. Nessa perspectiva, objetivamos avaliar a
eficiência da aula com experimentação como recurso didático na construção de
aprendizagem sobre o conceito de proteína. Em um primeiro momento, aplicamos um
questionário para identificação dos conhecimentos prévios que os estudantes tinham
sobre o conceito de proteína e, neste as compreensões expressas foram bastante
diversas, no entanto, não alcançaram a amplitude que envolve o conceito. Na segunda
etapa da pesquisa, desenvolvemos uma aula com experimentação e reaplicamos o
questionário a fim de identificar se houve formação de conhecimentos novos ancoradas
na prática. Neste, as compreensões se mostraram mais ampliadas e aprofundadas, uma
vez que os estudantes demonstraram uma preocupação maior em refletir e explicar suas
construções. A ampliação dos conhecimentos explicitados sobre o conceito a partir do
uso da aula com experimentação como recurso didático e dos conhecimentos prévios
pertinentes aos estudantes evidencia a relevância das inovações metodológicas como
opção à superação da condição de ensino-aprendizagem
mecânico/reducionista/fragmentária. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A experimentação como recurso didático no ensino do conceito de proteína |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |