UEPB - Repositório Digital

A experimentação como recurso didático no ensino do conceito de proteína

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Assis, Mayara Larrys Gomes de
dc.date.accessioned 2014-09-23T18:35:54Z
dc.date.available 2014-09-23T18:35:54Z
dc.date.issued 2014-09-23
dc.identifier.other CDD 570. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5150
dc.description ASSIS, M. L. G. de. A experimentação como recurso didático no ensino do conceito de proteína. 2013. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O Ensino de Biologia tem se respaldado em uma proposta educacional que prioriza as aulas expositivas, conduzindo a uma resistência entre os estudantes em estudar as Ciências da Natureza por conceberem o modo como é abordada como puramente tecnicista. No entanto, essa condição de tecnicismo pode ser superada através do uso, pelo educador, de recursos didáticos que facilitam que o estudante interaja com o meio em que vive, têm opiniões próprias, conhecimentos prévios e capacidade de estabelecer pontes de significado entre teoria e prática. Nessa perspectiva, objetivamos avaliar a eficiência da aula com experimentação como recurso didático na construção de aprendizagem sobre o conceito de proteína. Em um primeiro momento, aplicamos um questionário para identificação dos conhecimentos prévios que os estudantes tinham sobre o conceito de proteína e, neste as compreensões expressas foram bastante diversas, no entanto, não alcançaram a amplitude que envolve o conceito. Na segunda etapa da pesquisa, desenvolvemos uma aula com experimentação e reaplicamos o questionário a fim de identificar se houve formação de conhecimentos novos ancoradas na prática. Neste, as compreensões se mostraram mais ampliadas e aprofundadas, uma vez que os estudantes demonstraram uma preocupação maior em refletir e explicar suas construções. A ampliação dos conhecimentos explicitados sobre o conceito a partir do uso da aula com experimentação como recurso didático e dos conhecimentos prévios pertinentes aos estudantes evidencia a relevância das inovações metodológicas como opção à superação da condição de ensino-aprendizagem mecânico/reducionista/fragmentária. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A experimentação como recurso didático no ensino do conceito de proteína pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta