Resumo:
A educação inclusiva é um tema de extrema relevância nos dias atuais, tendo em
vista a conscientização da população em termos de inclusão social e das políticas
públicas que viabilizam a entrada e permanência de portadores de deficiência no
ambiente escolar. Os tipos de deficiência são os mais variados podendo a mesma
ser de cunho físico, visual, auditiva ou cognitiva. Com o objetivo de trazer uma
contribuição ao processo de educação inclusiva é importante entender que não se
pode simplesmente inserir um educando com necessidades especais no ensino
regular sem nenhum acompanhamento específico, os mesmos necessitam de apoio
técnico acessibilidade e contato com recursos pedagógicos que auxiliem no
desenvolvimento das atividades de forma que aprendam cada um a seu tempo, as
tarefas que são comuns aos demais alunos da classe, e que assim se possa garantir
o envolvimento e o desenvolvimento completo do educando na sua parte física,
psíquica, social e por fim intelectiva. Este trabalho toma como objeto de estudo a
prática pedagógica de professores que trabalham com alunos com necessidades
especiais em salas de aula de escolas da rede regular de ensino, com intuito de
analisar as políticas públicas voltadas ao ensino e aprendizagem de pessoas com
necessidades especiais, verificando assim a ocorrência dos resultados desse
processo. Utilizou-se como método de pesquisa de campo de natureza mista
descritiva feita com alunos e professores de escolas públicas estaduais localizadas
na cidade de Campina Grande-PB. Pesquisa essa pela qual foi dividida em três
etapas, a primeira etapa, procedeu-se ao levantamento bibliográfico acumulada na
área, de modo que, conhecendo-a, fosse possível definir a visão teórica que
orientaria a análise dos dados sendo consultados assim vários artigos, livros e
textos. A segunda etapa se deu através da aplicação de questionários que foram
aplicados a 468 alunos e 12 professores para dar uma idéia de como se procede
atualmente nossa educação em relação ao tema abordado. E a terceira contempla
exatamente o tratamento e análise dos dados que foram obtidos na primeira e
segunda etapa. Os resultados apontaram que mesmo com muita abordagem do
tema relacionado às políticas públicas educacionais inclusivas não se efetivaram nas
salas regulares de ensino pesquisadas.
Descrição:
SANTOS, É. S. dos. Inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais na escola. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.