Resumo:
A educação especial é uma área de conhecimento e também uma modalidade de
ensino que tem como finalidade o desenvolvimento de práticas e estratégias
pedagógicas voltadas para os alunos com necessidades educacionais especiais. A
partir da década de 1990, o movimento de inclusão escolar foi fortalecido, visando
alcançar o desenvolvimento de uma escola democrática na qual a diversidade seja
respeitada e valorizada. Mas a inclusão escolar não é um processo simples de ser
efetivado existindo muitos obstáculos, entre eles a falta de formação para
professores nos cursos de licenciatura nas universidades públicas. Nesse sentido,
este trabalho de pesquisa teve como objetivo discutir a preocupação em torno da
formação de professores de Química para o trabalho com a educação inclusiva no
âmbito da UEPB.Trata-se de um estudo exploratório, que utilizou como método de
procedimento o analítico – descritivo, apartir de uma abordagem quali-quatitativa.
Utilizou-se para análise dos resultados um estudo em torno do Projeto Político
Pedagógico do curso e questionários aplicados com os alunos. Os resultados
apontam que ao se analisar o documento em questão, foi possível diagnosticar que
em suas ementas ou conteúdos programáticos, não contemplam nenhum tratamento
acerca de Formação para Professores para o trabalho com a Educação Especial, o
que também foi confirmado nas entrevistas com os alunos concluintes do curso.
Descrição:
BARROS, T. C. C.
Formação de professores de química para o
trabalho com a educação especial no âmbito da UEPB. 2013. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.