Resumo:
A necessidade de construir uma sociedade com cidadãos críticos, capazes de
opinar sobre a influência dos avanços em Ciência e Tecnologia e possíveis
consequências sociais, incluindo fatores econômicos, políticos, culturais e
ambientais, enquadra-se como um dos objetivos do ensino de Química nos
dias atuais. Esse objetivo é coerente com os pressupostos do movimento
Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA), que busca preparar os
alunos para o pleno exercício da cidadania. Desta forma, a presente pesquisa
aponta uma abordagem de ensino de Química para o conteúdo de gases com
enfoque CTSA como uma das possibilidades de aproximar o estudante da
interação com a ciência e da tecnologia em todas as dimensões da sociedade.
Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo construir e avaliar uma
sequência didática com ênfase no enfoque CTSA para o conteúdo de Gases
com alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de
Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualiquantitativa.
Como
instrumento
de
coleta
de
dados
foi
aplicado
um
questionário
a18
alunos.
Os
dados
coletados
foram
representados
em
gráficos,
discutidos
e
interpretados
sob á luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a
proposta de ensino apresentada aos alunos, desenvolveu um maior interesse
sobre o estudo dos gases através de sua relação com temas ambientais,
despertando nos sujeitos a autoestima, capacidade de tomada de decisão,
autonomia, estímulo e raciocínio, oportunizando aos indivíduos uma concepção
ampla e social do contexto científico-tecnológico, fornecendo ao aluno não
apenas o conteúdo científico, mas uma formação crítica e cidadã.
Descrição:
BARBOSA, M. B. M. Relação CTSA em aulas de Química: Avaliação de uma proposta de ensino para o conteúdo de gases. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.