Resumo:
A aprendizagem sobre frações nas séries iniciais do ensino fundamental deixa muito a
desejar, uma vez que os alunos são aprovados para as séries seguintes sem dominar as
operações básicas sobre frações. As operações com frações é um dos conteúdos do ensino
básico que vigora em todas as séries posteriores, o que faz com que os alunos apresentem
dificuldades de aprendizagem nos mais diversos conteúdos da matemática que necessitam
dessas operações. Deve-se buscar métodos de ensino que facilitem a compreensão do
conteúdo e sua importância. A falta de domínio sobre frações, que os alunos apresentam
leva a crer que o estudo sobre frações nas séries inicias têm sido mal conduzido pelos
professores, tanto o conceito de frações como as operações, pois os mesmos tem sido
apresentado sem uma metodologia adequada. Neste trabalho, apresenta-se um método
simples no sentido de melhorar a aprendizagem sobre frações. No qual, usam-se recursos
geométricos para ilustrar as operações básicas de soma, subtração, multiplicação e divisão,
e suas aplicações nas resoluções de problemas.
Descrição:
SILVA, M. F. C. da.
Operações de frações com ilustrações matemáticas. 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.