Resumo:
O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
ao estudar Geometria utilizando o programa GeoGebra disponibilizado no Linux Educacional
pelo programa ProInfo do Ministério da Educação. O trabalho mostra as tendências atuais
da inclusão digital no ensino da Matemática no Brasil, tendo como ponto de vista. Também trata
da grande variedade de tipos de ferramentas virtuais disponíveis para ajudar no contexto
do ensino/aprendizagem da Matemática, e faz uma análise da
ferramenta GeoGebra, apresentando a diversidade de possibilidades oferecidas com seu uso na
educação Matemática. No final, foram ministradas aulas, para aferir a eficácia do uso dessa ferramenta no ensino da Matemática. Como resultado, verificamos que, os softwares bem como
o computador por si só, podem ser interessantes ferramentas de apoio pedagógico para o ensino de Matemática.
Descrição:
SILVA, O. V. da.
Uso de novas tecnologias no ensino da Matemática: uma análise da ferramenta Geogebra. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.