Resumo:
O Presente trabalho apresenta uma análise dos livros didáticos adotado no ensino
básico e a sua importância para o ensino de paleontologia e a sua importância na formação
dos indivíduos como cidadãos críticos e pensantes. Ampliar o conhecimento das ciências nas
escolas de ensino básico usando a interdisciplinaridade e trabalhar uma nova linguagem
didática em uma época que a tecnologia domina todos os meios de comunicação é um grande
desafio para as escolas. Norteado pelo campo da interdisciplinaridade é que vemos a
paleontologia como fonte de conhecimento histórico, geográfico, químico, físico; matemático,
biológico e artístico, podendo ser aplicada e trabalhada como componente interdisciplinar no
ensino básico. Dentro dessa perspectiva é que o conhecimento sobre paleontologia venha
contribuir na disseminação do conhecimento para que desperte o interesse de cada individuo
envolvido no processo de aprendizagem. Sabemos que o livro didático adotados na educação
básica não possui um conteúdo voltado para o ensino de paleontologia havendo assim uma
limitação bastante acentuada em relação ao tema abordado. Fazer uma analise previa sobre os
conteúdos do livro didático é de fundamental importância para o desenvolvimento de um
trabalho educacional, sabemos das limitações dos livros didáticos assim como dos professores
que quase não dispõem de recursos para preparar suas aulas havendo uma limitação
significativa quer seja no ensino básico ou quer seja no ensino superior.
Descrição:
SOUTO, V. V. de.
A paleontologia no ensino básico: uma
análise dos livros didáticos adotados em escolas de Campina
Grande – PB. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.