Resumo:
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo mostrar as contribuições
no processo de ensino e aprendizagem de matemática em duas séries do ensino
fundamental II (8º e 9º ano) respectivamente, utilizando como base para o
procedimento da pesquisa o Programa Mais Educação do governo federal. No
programa, vamos tomar como auxilio oficinas de matemática realizadas com esses
alunos, nela participaram alunos que apresentavam além das deficiências tinham
muitas dificuldades no processo de aprendizagem da disciplina de matemática. Para
que houvesse a realização desta pesquisa, utilizamos a implementação de tal
programa em uma escola estadual pública, o intuito principal para este fato, foi a
presença constante de dificuldades no aprendizado. No decorrer da aplicação das
oficinas, foi possível ouvir as diversas opiniões dos alunos sobre os conteúdos que
lhes tivessem maiores deficiências, como poderíamos abordá-los no processo da
aula de reforço e quais contribuições as oficinas ofereceram no aprendizado na sala
de aula, mas sempre seguindo com as diretrizes impostas pelo Ministério da
Educação. Neste trabalho contamos com as contribuições de alguns teóricos como,
Terezinha Rios, Ana Gigante e Monica Santos dentre outros, que trouxeram para a
realização desta pesquisa uma gama de opiniões e conhecimentos para poder
compreender como pesquisador reflexões sobre a docência, métodos e práticas
inovadoras para o ensino de matemática.
Descrição:
SILVA, A. M. da. As contribuições da aula de reforço no ensino de Matemática na modalidade do Programa Mais Educação. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.