UEPB - Repositório Digital

Relação entre o discurso do professor de Matemática e a compreensão do aluno

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Monteiro, Viviane Medeiros
dc.date.accessioned 2014-10-01T20:26:07Z
dc.date.available 2014-10-01T20:26:07Z
dc.date.issued 2014-10-01
dc.identifier.other CDD 372. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5253
dc.description MONTEIRO, V. M. Relação entre o discurso do professor de Matemática e a compreensão do aluno. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este é um estudo sobre a comunicação entre professor e aluno na sala de aula de matemática, em particular analisa como o professor realiza seus discursos e como os alunos reagem. Tem como objetivo analisar as implicações do discurso do professor de matemática para a compreensão dos alunos. Neste estudo, a fonte de dados teve origem em observações registradas por meio de vídeo gravações de aulas de matemática de dois professores do ensino médio de uma escola pública. Utilizamos elementos da teoria de Bakhtin, em especial, o conceito de compreensão para a fundamentação teórica e análise dos dados. Neste estudo, foi observado formas diferentes de discursos e de comunicação de dois professores que implicam de modo direto na compreensão dos alunos. Um dos professores parece ser melhor compreendido pelos alunos. Quando um dos professores utilizou uma linguagem matemática menos formal, isto é, relativizou o rigor da linguagem matemática, favoreceu a compreensão pelos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Compreensão do discurso pt_BR
dc.subject Discurso do professor pt_BR
dc.subject Interação professor-aluno pt_BR
dc.title Relação entre o discurso do professor de Matemática e a compreensão do aluno pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta