dc.contributor.author |
Monteiro, Viviane Medeiros |
|
dc.date.accessioned |
2014-10-01T20:26:07Z |
|
dc.date.available |
2014-10-01T20:26:07Z |
|
dc.date.issued |
2014-10-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372. 7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5253 |
|
dc.description |
MONTEIRO, V. M. Relação entre o discurso do professor de Matemática e a compreensão do aluno. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este é um estudo sobre a comunicação entre professor e aluno na sala de aula de matemática,
em particular analisa como o professor realiza seus discursos e como os alunos reagem. Tem
como objetivo analisar as implicações do discurso do professor de matemática para a
compreensão dos alunos. Neste estudo, a fonte de dados teve origem em observações
registradas por meio de vídeo gravações de aulas de matemática de dois professores do ensino
médio de uma escola pública. Utilizamos elementos da teoria de Bakhtin, em especial, o
conceito de compreensão para a fundamentação teórica e análise dos dados. Neste estudo, foi
observado formas diferentes de discursos e de comunicação de dois professores que implicam
de modo direto na compreensão dos alunos. Um dos professores parece ser melhor
compreendido pelos alunos. Quando um dos professores utilizou uma linguagem matemática
menos formal, isto é, relativizou o rigor da linguagem matemática, favoreceu a compreensão
pelos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Pedro Lúcio Barboza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso do professor |
pt_BR |
dc.subject |
Interação professor-aluno |
pt_BR |
dc.title |
Relação entre o discurso do professor de Matemática e a compreensão do aluno |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |