Resumo:
Os jogos sempre exerceram fascínio a humanidade. A experiência de se
praticar jogos está embutida na formação do cidadão e na maneira com que
lida com a sociedade. A prática de jogos de estratégia como o xadrez, vem
para ensinar aos adolescentes infratores que o mais importante na solução de
um problema é saber olhar entender a realidade que se apresenta e que a
melhor ferramenta é um pensamento organizado. O presente relato de
experiência tem por objetivo demonstrar às capacidades criativas, cognitivas,
sociais e morais dos adolescentes, estimulando o raciocínio lógico, a
concentração, a capacidade de analisar a partir de um conjunto de princípios
gerais e praticar decisões com flexibilidade. O Projeto foi realizado na
instituição Padre Antônio Santos-Lar do garoto, composto por duas turmas de
12 alunos cada, do gênero masculino. Foram aplicadas aulas expositivas com
a utilização de painéis de xadrez com intuito de esclarecer e auxiliar na
iniciação da prática do jogo. Ao longo do programa pude ver dos mais variados
benefícios nos praticantes sendo estes: Aumento da concentração, melhora no
raciocino lógico e tomado de decisões, respeito ao companheiro. De positivo
também fica o fato dos mais evoluídos interessarem-se tanto a ponto de
ensinar os principiantes. Pode-se concluir que os jogos de xadrez
proporcionam aos menores infratores em processo de reeducação social, um
desenvolvimento biopsicossocial considerável.
Descrição:
PINTO, S. M. Relato de experiência: Xadrez na reeducação dos menores infratores, internos na Fundação Desenvolvimento Criança Adolescente - FUNDAC. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.