UEPB - Repositório Digital

Um estudo sobre o ensino da Matemática Financeira em escolas públicas da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rodrigo da
dc.date.accessioned 2014-10-07T18:21:43Z
dc.date.available 2014-10-07T18:21:43Z
dc.date.issued 2014-10-07
dc.identifier.other CDD 658. 403 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5331
dc.description SILVA, R. da. Um estudo sobre o ensino da Matemática Financeira em escolas públicas da Paraíba. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Partindo do pressuposto que tem o cotidiano como ponto de partida para o ensino dos conteúdos de Matemática, percebemos a importância que deve ser dada ao estudo da Matemática Financeira nas salas de aula, visto que ela é a parte da Matemática mais utilizada no dia-a-dia. Este trabalho, que é o produto de uma pesquisa realizada com professores de Matemática de escolas públicas estaduais e municipais do estado da Paraíba e que tem como finalidade coletar, descrever e discutir as respostas e justificativas apresentadas por esses professores no que se refere aos possíveis benefícios trazidos pelo ensino da Matemática Financeira nas escolas, enfatizamos entre outras coisas saber os motivos que levam alguns professores a não se motivar em abordar este assunto que é considerado por muitos o conteúdo mais motivador a ser trabalhado na educação básica devido sua grande aplicabilidade e importância na construção social e humana dos alunos. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semi-aberto, aplicado aos professores com o intuito de investigar quais as principais e possíveis causas para essa falta de motivação no ensino desse conteúdo nesta disciplina, quais as principais razões que os levam a ministrar esse conteúdo apenas nos bimestres finais, bem como as metodologias adotadas por eles para ministrá-la, além do que poderia ser feito para que a situação atual do ensino da Matemática Financeira pudesse ser melhorada. A partir dos dados coletados iniciou-se uma análise qualitativa, onde foi detectado que os problemas no ensino da Matemática Financeira vão bem mais além do que uma simples falta de interesse, questões como: deficiência na formação inicial do professor, currículo escolar conteudista, excesso na utilização do livro didático e ênfase a certas partes dos conteúdos matemáticos aparecem como contribuintes para toda essa problemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Roberto Costa Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Curriculum escolar pt_BR
dc.title Um estudo sobre o ensino da Matemática Financeira em escolas públicas da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta