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Partindo do pressuposto que tem o cotidiano como ponto de partida para o ensino dos conteúdos de
Matemática, percebemos a importância que deve ser dada ao estudo da Matemática Financeira nas
salas de aula, visto que ela é a parte da Matemática mais utilizada no dia-a-dia. Este trabalho, que é o
produto de uma pesquisa realizada com professores de Matemática de escolas públicas estaduais e
municipais do estado da Paraíba e que tem como finalidade coletar, descrever e discutir as respostas e
justificativas apresentadas por esses professores no que se refere aos possíveis benefícios trazidos pelo
ensino da Matemática Financeira nas escolas, enfatizamos entre outras coisas saber os motivos que
levam alguns professores a não se motivar em abordar este assunto que é considerado por muitos o
conteúdo mais motivador a ser trabalhado na educação básica devido sua grande aplicabilidade e
importância na construção social e humana dos alunos. Para a coleta dos dados foi utilizado um
questionário semi-aberto, aplicado aos professores com o intuito de investigar quais as principais e
possíveis causas para essa falta de motivação no ensino desse conteúdo nesta disciplina, quais as
principais razões que os levam a ministrar esse conteúdo apenas nos bimestres finais, bem como as
metodologias adotadas por eles para ministrá-la, além do que poderia ser feito para que a situação
atual do ensino da Matemática Financeira pudesse ser melhorada. A partir dos dados coletados
iniciou-se uma análise qualitativa, onde foi detectado que os problemas no ensino da Matemática
Financeira vão bem mais além do que uma simples falta de interesse, questões como: deficiência na
formação inicial do professor, currículo escolar conteudista, excesso na utilização do livro didático e
ênfase a certas partes dos conteúdos matemáticos aparecem como contribuintes para toda essa
problemática. |
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