Resumo:
Na relação de trabalho entre empregado e empregador, é de vital importância que os direitos e deveres de ambas as partes sejam cumpridos para que essa relação possa assegurar a boa ordem e consequências do contrato de trabalho. Para isso, é dever do departamento de recursos humanos (RH), que é responsável pelos procedimentos nessas rotinas, trabalharem de forma eficaz condizente com as legislações do Trabalho e da Previdência Social. Neste sentido surge aqui um estudo que tem por objetivo verificar se uma empresa na cidade de Campina Grande/PB adota os procedimentos e práticas nas rotinas trabalhistas de acordo com o que regem as legislações que tratam das relações de emprego. A pesquisa é descritiva, quanto aos objetivos, e qualitativa quanto à abordagem. Os métodos utilizados foram à pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O responsável pelo setor de RH e departamento de pessoal da empresa foi entrevistado com o fim da coleta de dados necessários para atingir o objetivo desse estudo. Os resultados apontaram que os procedimentos utilizados na empresa estão 77,14% condizentes com o que é regido pelas leis, com base nos pontos e perguntas realizadas na entrevista. Há uma preocupação para adequação as normas e leis em todas as práticas adotadas, buscando a eficácia necessária no departamento.
Descrição:
PORDEUS, R. C. V. Procedimentos e práticas nas rotinas trabalhistas: um estudo de caso em uma empresa na cidade de Campina Grande/PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]