Resumo:
O processo de formação histórica do sistema educacional no Brasil demonstra uma educação vinculada ao desenvolvimento econômico do país. A educação passou a ser tida como direito social a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996). A escola apresenta a necessidade do assistente social, com suas atribuições e competências profissionais a partir do Projeto Ético Político Profissional. Dessa forma, objetiva-se discutir a importância do trabalho do assistente social no campo da educação. Para tanto, o interesse pela temática surgiu da experiência acadêmica do Estágio Supervisionado em Serviço Social realizado na Escola Municipal Amaro da Costa Barros em Campina Grande-PB, no qual foi desenvolvido um Projeto de Intervenção por meio de ações sócio-educativas com os estudantes. Na metodologia, utilizou-se de pesquisas bibliográfica e de campo, observação participante e ações interventivas sócio-educativas com os estudantes da instituição. As atividades desenvolvidas na intervenção e os resultados obtidos demonstraram que há um desconhecimento do trabalho do assistente social por parte dos estudantes, desconfigurando-o como um profissional inserido e importante na equipe multidisciplinar da escola. Dessa forma, a escola representa na sociedade moderna um dos principais espaços formadores e propagadores de cidadania à medida que contribui para a formação do cidadão e sobre seu exercício dentro da sociedade, na qual, o trabalho do assistente social contribui para formação de cidadãos que buscam conquistar uma educação emancipadora.
Descrição:
SILVA, K. L. dos S. A importância do serviço social na educação: uma proposta de intervenção junto aos estudantes da escola municipal Amaro da Costa Barros em Campina Grande - PB
. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]