Resumo:
O presente trabalho “A identidade do aluno na Educação de Jovens e Adultos: o preconceito linguístico na sala de aula” tem como objetivos, identificar as dificuldades de aceitação encontradas pelos estudantes da EJA, no aspecto linguístico. Fazendo um breve histórico sobre a EJA no Brasil e evidenciando os conflitos entre as gerações, refletimos a respeito do comportamento dos alunos inseridos numa sociedade de preconceito para compreender as dificuldades encontradas, sobretudo, para viverem de forma harmoniosa em sociedade, diante dos entraves que desestruturam o ensino. Sabemos, pois, que os alunos da EJA estão envolvidos por conflitos inter-geracionais, causando, assim, um dos grandes problemas da EJA. Com efeito, a EJA apresenta diversos aspectos em relação ao preconceito linguístico; da variação linguística à formação propriamente do preconceito. O presente estudo analisa criticamente as marcas da oralidade, na conversa espontânea entre alunos e o professor do segmento; traça um percurso pela identidade cultural e educacional dos alunos e problematiza a identidade brasileira, por causa das diferenças raciais existentes no Brasil, espaço político e sociocultural de profunda complexidade. Para o trabalho, consultamos: Bagno (1999/2010), Ribeiro (1999) e Decca (2013), entre outros, por analisarem a temática aqui direcionada.
Descrição:
SOUTO, John Kennedy Gouveia de. A identidade do aluno na educação de jovens e adultos: o preconceito linguístico na sala de aula. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.