UEPB - Repositório Digital

A identidade do aluno na educação de jovens e adultos: o preconceito linguistíco

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souto, John Kennedy Gouveia de
dc.date.accessioned 2014-10-09T14:28:50Z
dc.date.available 2014-10-09T14:28:50Z
dc.date.issued 2014-10-09
dc.identifier.issn CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5366
dc.description SOUTO, John Kennedy Gouveia de. A identidade do aluno na educação de jovens e adultos: o preconceito linguístico na sala de aula. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho “A identidade do aluno na Educação de Jovens e Adultos: o preconceito linguístico na sala de aula” tem como objetivos, identificar as dificuldades de aceitação encontradas pelos estudantes da EJA, no aspecto linguístico. Fazendo um breve histórico sobre a EJA no Brasil e evidenciando os conflitos entre as gerações, refletimos a respeito do comportamento dos alunos inseridos numa sociedade de preconceito para compreender as dificuldades encontradas, sobretudo, para viverem de forma harmoniosa em sociedade, diante dos entraves que desestruturam o ensino. Sabemos, pois, que os alunos da EJA estão envolvidos por conflitos inter-geracionais, causando, assim, um dos grandes problemas da EJA. Com efeito, a EJA apresenta diversos aspectos em relação ao preconceito linguístico; da variação linguística à formação propriamente do preconceito. O presente estudo analisa criticamente as marcas da oralidade, na conversa espontânea entre alunos e o professor do segmento; traça um percurso pela identidade cultural e educacional dos alunos e problematiza a identidade brasileira, por causa das diferenças raciais existentes no Brasil, espaço político e sociocultural de profunda complexidade. Para o trabalho, consultamos: Bagno (1999/2010), Ribeiro (1999) e Decca (2013), entre outros, por analisarem a temática aqui direcionada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ricardo Soares da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens pt_BR
dc.subject Preconceito linguístico pt_BR
dc.subject Conflitos interrelacionais pt_BR
dc.title A identidade do aluno na educação de jovens e adultos: o preconceito linguistíco pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta