dc.contributor.author |
Lemos, Gustavo Guimarães |
|
dc.date.accessioned |
2014-10-10T13:37:21Z |
|
dc.date.available |
2014-10-10T13:37:21Z |
|
dc.date.issued |
2014-10-10 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 658.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5483 |
|
dc.description |
LEMOS, G. G. Endomarketing: uma análise das ações de Marketing voltadas ao público interno de uma microempresa. 2014. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As pessoas sempre serão os principais agentes de mudança e de desenvolvimento nas empresas.
Nada substitui o valor e a capacidade do ser humano. Várias empresas já reconhecem isso e estão
buscando alinhar seus objetivos organizacionais com os individuais. O endomarketing representa a
prova real da importância das pessoas no sucesso de uma organização. Um cliente feliz parte de um
funcionário feliz. Realizar endomarketing é qualquer ação, seja ela complexa ou simples, que gere
uma aproximação maior entre funcionário e empresa, objetivando motivação e comprometimento.
O objetivo geral deste estudo é identificar ações de endomarketing praticadas em uma
microempresa de serviços de informática e personalização diversa, localizada em Itaporanga-PB. O
estudo de caso foi realizado através de entrevistas por pauta realizadas com o gestor e os
funcionários da microempresa. O contexto das microempresas é propício ao endomarketing devido
à alta proximidade entre seus membros e a facilidade de comunicação. Constatou-se que a
microempresa pratica ações de endomarketing, ainda que de maneira não planejada e simples, pois
busca, na tentativa de tornar a empresa atrativa, valorizar e respeitar os seus funcionários,
recompensar o trabalho, proporcionar um adequado espaço físico, um clima organizacional
agradável e democratizar a informação interna. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Érika Campos Marinho de Goes
Pires |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Endomarketing |
pt_BR |
dc.subject |
Microempresa |
pt_BR |
dc.subject |
Funcionários |
pt_BR |
dc.title |
Endomarketing: uma análise das ações de Marketing voltadas ao público interno de uma microempresa |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |