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Endomarketing: uma análise das ações de Marketing voltadas ao público interno de uma microempresa

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dc.contributor.author Lemos, Gustavo Guimarães
dc.date.accessioned 2014-10-10T13:37:21Z
dc.date.available 2014-10-10T13:37:21Z
dc.date.issued 2014-10-10
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5483
dc.description LEMOS, G. G. Endomarketing: uma análise das ações de Marketing voltadas ao público interno de uma microempresa. 2014. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract As pessoas sempre serão os principais agentes de mudança e de desenvolvimento nas empresas. Nada substitui o valor e a capacidade do ser humano. Várias empresas já reconhecem isso e estão buscando alinhar seus objetivos organizacionais com os individuais. O endomarketing representa a prova real da importância das pessoas no sucesso de uma organização. Um cliente feliz parte de um funcionário feliz. Realizar endomarketing é qualquer ação, seja ela complexa ou simples, que gere uma aproximação maior entre funcionário e empresa, objetivando motivação e comprometimento. O objetivo geral deste estudo é identificar ações de endomarketing praticadas em uma microempresa de serviços de informática e personalização diversa, localizada em Itaporanga-PB. O estudo de caso foi realizado através de entrevistas por pauta realizadas com o gestor e os funcionários da microempresa. O contexto das microempresas é propício ao endomarketing devido à alta proximidade entre seus membros e a facilidade de comunicação. Constatou-se que a microempresa pratica ações de endomarketing, ainda que de maneira não planejada e simples, pois busca, na tentativa de tornar a empresa atrativa, valorizar e respeitar os seus funcionários, recompensar o trabalho, proporcionar um adequado espaço físico, um clima organizacional agradável e democratizar a informação interna. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Érika Campos Marinho de Goes Pires pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Endomarketing pt_BR
dc.subject Microempresa pt_BR
dc.subject Funcionários pt_BR
dc.title Endomarketing: uma análise das ações de Marketing voltadas ao público interno de uma microempresa pt_BR
dc.type Other pt_BR


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