Resumo:
A Geografia possui uma efetiva reflexão junto ás ações humanas em suas múltiplas
dimensões e relações socioculturais. Ensinar esta ciência requer desafios no tocante
ao planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem junto
aos alunos, por isso é necessário que os jovens vejam por meio dos diversos
recursos didáticos os conteúdos e abordagens geográficas, como exemplo, por meio
de cordéis. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é destacar a possibilidade
da construção do ensino de Geografia por meio do uso de cordéis, sobretudo para se
entender o universo regional e espacial do Nordeste brasileiro e de sua diversidade
social, cultural e ambiental. Dessa maneira, foi usada para a construção dessa
pesquisa uma tipologia bibliográfica, com abordagem qualitativa. Para tanto é
relevante dentro da Prática Pedagógica em Geografia utilizar a Literatura de Cordel
estimulando a construção de conceitos, das categorias geográficas e das
singularidades que configuram o Nordeste brasileiro, para além de uma região,
sendo entendida também como lugares, paisagens, espaços e territórios, sendo este
um recurso didático que permite uma contextualização real dos conteúdos
geográficos no cotidiano dos alunos, além da socialização do conhecimento.
Reconhecer a importância da Literatura de Cordel junto com a Geografia, é um ato
que pode perpetuar junto as gerações uma construção de uma identidade regional,
cultural, e Geográfica.
Descrição:
Silva, E. M. da. Ensino de geografia: possibilidades de uma prática pedagógica a partir do recurso didático cordel. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.