UEPB - Repositório Digital

Ensino de geografia: possibilidades de uma prática pedagógica a partir do recurso didático cordel

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Eva Maria da
dc.date.accessioned 2014-10-13T12:52:10Z
dc.date.available 2014-10-13T12:52:10Z
dc.date.issued 2014-10-13
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5507
dc.description Silva, E. M. da. Ensino de geografia: possibilidades de uma prática pedagógica a partir do recurso didático cordel. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A Geografia possui uma efetiva reflexão junto ás ações humanas em suas múltiplas dimensões e relações socioculturais. Ensinar esta ciência requer desafios no tocante ao planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem junto aos alunos, por isso é necessário que os jovens vejam por meio dos diversos recursos didáticos os conteúdos e abordagens geográficas, como exemplo, por meio de cordéis. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é destacar a possibilidade da construção do ensino de Geografia por meio do uso de cordéis, sobretudo para se entender o universo regional e espacial do Nordeste brasileiro e de sua diversidade social, cultural e ambiental. Dessa maneira, foi usada para a construção dessa pesquisa uma tipologia bibliográfica, com abordagem qualitativa. Para tanto é relevante dentro da Prática Pedagógica em Geografia utilizar a Literatura de Cordel estimulando a construção de conceitos, das categorias geográficas e das singularidades que configuram o Nordeste brasileiro, para além de uma região, sendo entendida também como lugares, paisagens, espaços e territórios, sendo este um recurso didático que permite uma contextualização real dos conteúdos geográficos no cotidiano dos alunos, além da socialização do conhecimento. Reconhecer a importância da Literatura de Cordel junto com a Geografia, é um ato que pode perpetuar junto as gerações uma construção de uma identidade regional, cultural, e Geográfica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Literatura de Cordel pt_BR
dc.subject Recurso Didático pt_BR
dc.title Ensino de geografia: possibilidades de uma prática pedagógica a partir do recurso didático cordel pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta