Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a vivência no âmbito escolar
das práticas de estágio supervisionado, no segmento Fundamental Anos Finais no
Ensino Médio. É importante esclarecer que as disciplinas pedagógicas contribuíram
para a execução deste relatório. Este foi pautado em uma pesquisa exploratória e
descritiva, uma vez que trata das minhas experiências em observações e
intervenções em salas de aula, bem como de uma pesquisa bibliográfica. Durante as
observações foi possível verificar que na maioria dos casos há uma fragilidade do
corpo docente quanto à execução de um ensino público de qualidade. Ainda pude
observar que em muitos casos existe falta de interesse dos gestores, no que diz
respeito à qualificação profissional do corpo docente. Outro ponto bem perceptível
foi a falta de integração entre docentes e discentes, e isto pode ser explicado pela
questão social que está presente nas comunidades em que realizei meus estágios.
Lá observei adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. A cada aula
percebi que para educar, precisamos de uma rede de suportes que vá além do
simples repasse de conteúdos. Neste contexto o presente relatório de estágio parte
da compreensão de que o propósito da escola é que os alunos obtenham os
conhecimentos produzidos pela humanidade e possam ampliá-los para com eles
transformar a realidade social em que se encontram.
Descrição:
ALMEIDA, Erika Kalline Monteiro. Relatório final de estágio supervisionado. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.