UEPB - Repositório Digital

Objeto de aprendizagem: caminho possível para o ensino de frações

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramos, Carolina Soares
dc.date.accessioned 2012-10-25T14:32:33Z
dc.date.available 2012-10-25T14:32:33Z
dc.date.issued 2012-10-25
dc.identifier.other CDD 371.335
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/562
dc.description RAMOS, C. S. Objeto de aprendizagem: caminho possível para o ensino de frações. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract As tecnologias estão cada vez mais presentes na nossa vida, inserida em setores do lazer, entretenimento e ainda timidamente na educação. Cada vez mais estão sendo produzidos materiais que ajudam a escola a inserir os recursos computacionais na sua proposta didática pedagógica. Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa exploratória e de intervenção colaborativa. Apresenta a construção e aplicação de um Objeto de Aprendizagem - OA, direcionado para o conteúdo de frações na disciplina de matemática, seguindo as recomendações propostas pela Rede Interativa Virtual de Educação – RIVED. O objetivo geral desse estudo é investigar sobre os processos de aprendizagem na relação entre o computador e a matemática, tendo em vista que, a linguagem do Objeto de Aprendizagem pode evidenciar caminhos significativos no aprendizado dos alunos. E como objetivo específico, verificar se o OA desenvolvido contribuiu no processo de aprendizagem dos alunos, especificamente no conteúdo de frações, favorecendo uma relação com o cotidiano, ao envolvermos problemas. Como forma de avaliarmos a eficácia desse OA, desenvolveu-se uma pesquisa de campo no Telecentro Comunitário de Inclusão Digital da UEPB, com 15 participantes, na faixa etária entre nove e quinze anos. Como resultado verificou-se que o OA obteve grande aceitação entre os participantes favorecendo aprendizagem de frações e a possibilidade de aplicação em outros conteúdos escolares, ou seja, o aplicativo desenvolvido foi considerado um verdadeiro instrumento digital educativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Informática na educação pt_BR
dc.subject Objeto de aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Objeto de aprendizagem: caminho possível para o ensino de frações pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta