Resumo:
O presente trabalho analisou o processo de ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino
Médio, utilizando-se de abordagens de natureza descritiva e quantitativa. O estudo, que tomou
como parâmetro teórico-conceitual a Teoria da Aprendizagem Significativa segundo David
Ausubel, buscou identificar fatores científicos e culturais que influenciam na aprendizagem da
nomenclatura botânica. No desenvolvimento da pesquisa outros aportes se mostraram
pertinentes no sentido de ampliar a base de sustentação teórica, tais como Moreira e Masini
(2001), Guimarães (2003), Tissot-Squalli (2007), Amabis e Martho(2010), Raven (2007),
Rizzatti (2011) e Lopes (1999). Os dados de pesquisa foram coletados mediante a aplicação
de questionário a estudantes de escolas públicas do município de Gado Bravo (PB), cujo
direcionamento das questões, num primeiro momento, visou traçar um perfil quantitativo do
público alvo para, em seguida, abordar questões intrínsecas do conteúdo de Botânica como
um todo e, em particular, de Sistemática Vegetal. O panorama caracterizado apontou que a
linguagem científica e os níveis de abstração se destacam como os fatores que mais dificultam
a aprendizagem do conteúdo, reconhecendo-se a sua importância para a formação geral do
aprendente e indicando-se a necessidade de estratégias que busquem contextualizar a Botânica
no cotidiano do estudante de modo a promover condições favoráveis à aprendizagem
significativa.
Descrição:
SILVA, M. F. da.
Aprendizagem significativa em Botânica em nível do
Ensino Médio no município de Gado Bravo-PB. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.