UEPB - Repositório Digital

Aprendizagem significativa em Botânica em nível do Ensino Médio no município de Gado Bravo-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Magno Ferreira da
dc.date.accessioned 2012-10-26T13:25:50Z
dc.date.available 2012-10-26T13:25:50Z
dc.date.issued 2012-10-26
dc.identifier.other CDD 570
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/570
dc.description SILVA, M. F. da. Aprendizagem significativa em Botânica em nível do Ensino Médio no município de Gado Bravo-PB. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho analisou o processo de ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio, utilizando-se de abordagens de natureza descritiva e quantitativa. O estudo, que tomou como parâmetro teórico-conceitual a Teoria da Aprendizagem Significativa segundo David Ausubel, buscou identificar fatores científicos e culturais que influenciam na aprendizagem da nomenclatura botânica. No desenvolvimento da pesquisa outros aportes se mostraram pertinentes no sentido de ampliar a base de sustentação teórica, tais como Moreira e Masini (2001), Guimarães (2003), Tissot-Squalli (2007), Amabis e Martho(2010), Raven (2007), Rizzatti (2011) e Lopes (1999). Os dados de pesquisa foram coletados mediante a aplicação de questionário a estudantes de escolas públicas do município de Gado Bravo (PB), cujo direcionamento das questões, num primeiro momento, visou traçar um perfil quantitativo do público alvo para, em seguida, abordar questões intrínsecas do conteúdo de Botânica como um todo e, em particular, de Sistemática Vegetal. O panorama caracterizado apontou que a linguagem científica e os níveis de abstração se destacam como os fatores que mais dificultam a aprendizagem do conteúdo, reconhecendo-se a sua importância para a formação geral do aprendente e indicando-se a necessidade de estratégias que busquem contextualizar a Botânica no cotidiano do estudante de modo a promover condições favoráveis à aprendizagem significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Osmundo Rocha Claudino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Aprendizagem significativa em Botânica em nível do Ensino Médio no município de Gado Bravo-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta