Resumo:
Esta pesquisa tem como tema o estágio supervisionado e a formação dos futuros profissionais
que estão cursando pedagogia e pretendem atuar no ensino fundamental tanto como
professores de educação infantil, professores de ensino fundamental como supervisores ou
orientadores educacionais, podemos destacar, a relevância deste estudo ao fato de que
durante o estágio que ocorre atualmente nos primeiros anos da formação inicial, o estagiário
tem a oportunidade de vivenciar na escola todas as etapas importantes para o bom andamento
e funcionamento da entidade escolar no entanto, é o professor regente o elo entre os
conhecimentos acadêmicos e a prática pedagógica, já que é o sujeito que em meio aos
confrontos produz saberes utilizando os conhecimentos conquistados na formação inicial
somados às experiências vivenciadas no cotidiano escolar. Assim, se faz necessário conhecer
a problemática dos estágios e as contribuições para a formação de professores para a melhoria
da qualidade de ensino nas escolas públicas. Tal reflexão sobre a prática dos estágios para a
formação docente permitiu avaliar o processo de formação do docente. Autores como Ludke, Pimenta, Nóvoa, Demo, Kensky, e outros, foram interlocutores de suma importância na busca
de uma prática consciente e responsável por uma educação transdisciplinar essencial para a
constituição do professor como tal sugerimos ainda a possível criação de grupos colaborativos
que possam realizar grupos de estudos com professores regentes, professores orientadores e
estagiários voltado para a reflexão da prática escolar das suas articulações e suas ações
visando a melhoria das nossas escolas e da formação dos futuros professores.
Descrição:
Galdino, D. dos S. Teoria e prática no estágio supervisionado. 2014. 42f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.