UEPB - Repositório Digital

Teoria e prática no estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Galdino, Débora dos Santos
dc.date.accessioned 2014-10-16T16:40:40Z
dc.date.available 2014-10-16T16:40:40Z
dc.date.issued 2014-10-16
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5714
dc.description Galdino, D. dos S. Teoria e prática no estágio supervisionado. 2014. 42f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como tema o estágio supervisionado e a formação dos futuros profissionais que estão cursando pedagogia e pretendem atuar no ensino fundamental tanto como professores de educação infantil, professores de ensino fundamental como supervisores ou orientadores educacionais, podemos destacar, a relevância deste estudo ao fato de que durante o estágio que ocorre atualmente nos primeiros anos da formação inicial, o estagiário tem a oportunidade de vivenciar na escola todas as etapas importantes para o bom andamento e funcionamento da entidade escolar no entanto, é o professor regente o elo entre os conhecimentos acadêmicos e a prática pedagógica, já que é o sujeito que em meio aos confrontos produz saberes utilizando os conhecimentos conquistados na formação inicial somados às experiências vivenciadas no cotidiano escolar. Assim, se faz necessário conhecer a problemática dos estágios e as contribuições para a formação de professores para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas. Tal reflexão sobre a prática dos estágios para a formação docente permitiu avaliar o processo de formação do docente. Autores como Ludke, Pimenta, Nóvoa, Demo, Kensky, e outros, foram interlocutores de suma importância na busca de uma prática consciente e responsável por uma educação transdisciplinar essencial para a constituição do professor como tal sugerimos ainda a possível criação de grupos colaborativos que possam realizar grupos de estudos com professores regentes, professores orientadores e estagiários voltado para a reflexão da prática escolar das suas articulações e suas ações visando a melhoria das nossas escolas e da formação dos futuros professores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paula Almeida de Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title Teoria e prática no estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta