Resumo:
Apresentamos, nesta pesquisa, a análise das propostas de atividades, de dois livros didáticos:
Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2008 – 1º ano do ensino médio), e Português:
literatura, gramática, produção de texto, de Sarmento e Tufano (2010 – 3º ano do ensino
médio) no tocante à abordagem da modalidade oral no gênero seminário. As questões
norteadoras da pesquisa são: como o gênero seminário está sendo explorado nos livros
didáticos de português do ensino médio? e quais as contribuições que os livros didáticos
analisados estão oferecendo para o ensino da modalidade oral? Os objetivos específicos
propostos podem ser elencados da seguinte forma: estudar as orientações teóricas que
norteiam as concepções de oralidade e ensino; observar as estratégias de interação subjacente
nos livros didáticos no trato com o gênero seminário e apresentar critérios que mostrem a
importância da modalidade oral para o ensino. Como embasamento teórico, utilizamos os
estudos de Bronckart (1999), Bueno (2011), Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2005;
2008), Meira e Silva (2013), Miller (2013), Moita Lopes (2009), Oliveira (2010), dentre
outros. Os resultados obtidos nos permitem concluir que há a necessidade urgente de os livros
didáticos em análise melhorarem a abordagem do gênero em estudo, no que concerne à sua
contextualização de uso social e descrição linguística, haja vista a pouca atenção dada pelos
materiais de ensino à relevância de se estudar a modalidade oral.
Descrição:
Souza, A. C. A oralidade no gênero seminário: uma análise de livros didáticos de português do ensino médio. 2014. 60f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.