UEPB - Repositório Digital

A oralidade no gênero seminário: uma análise de livros didáticos de português do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Ana Carla
dc.date.accessioned 2014-10-16T16:40:43Z
dc.date.available 2014-10-16T16:40:43Z
dc.date.issued 2014-10-16
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5715
dc.description Souza, A. C. A oralidade no gênero seminário: uma análise de livros didáticos de português do ensino médio. 2014. 60f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Apresentamos, nesta pesquisa, a análise das propostas de atividades, de dois livros didáticos: Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2008 – 1º ano do ensino médio), e Português: literatura, gramática, produção de texto, de Sarmento e Tufano (2010 – 3º ano do ensino médio) no tocante à abordagem da modalidade oral no gênero seminário. As questões norteadoras da pesquisa são: como o gênero seminário está sendo explorado nos livros didáticos de português do ensino médio? e quais as contribuições que os livros didáticos analisados estão oferecendo para o ensino da modalidade oral? Os objetivos específicos propostos podem ser elencados da seguinte forma: estudar as orientações teóricas que norteiam as concepções de oralidade e ensino; observar as estratégias de interação subjacente nos livros didáticos no trato com o gênero seminário e apresentar critérios que mostrem a importância da modalidade oral para o ensino. Como embasamento teórico, utilizamos os estudos de Bronckart (1999), Bueno (2011), Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2005; 2008), Meira e Silva (2013), Miller (2013), Moita Lopes (2009), Oliveira (2010), dentre outros. Os resultados obtidos nos permitem concluir que há a necessidade urgente de os livros didáticos em análise melhorarem a abordagem do gênero em estudo, no que concerne à sua contextualização de uso social e descrição linguística, haja vista a pouca atenção dada pelos materiais de ensino à relevância de se estudar a modalidade oral. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Manassés Morais Xavier pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Seminário pt_BR
dc.title A oralidade no gênero seminário: uma análise de livros didáticos de português do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta