UEPB - Repositório Digital

Cyberbullying : Um novo desafio presente no contexto educacional

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vicente Júnior, Valdemir Ferreira
dc.date.accessioned 2012-10-26T13:28:39Z
dc.date.available 2012-10-26T13:28:39Z
dc.date.issued 2012-10-26
dc.identifier.other CDD 371.58
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/575
dc.description VICENTE JÚNIOR, V. F. Cyberbullying: Um novo desafio presente no contexto educacional. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo chama a atenção sobre a prática do cyberbullying e neste sentido, tem em vista sinalizar questões relevantes que possam auxiliar as crianças e adolescentes a se protegerem dessa conduta prejudicial que ocorre no mundo virtual. Sendo o estudo de abordagem qualitativa exploratória, ocorrido no mês de julho de 2012, embasado com o auxílio de um questionário aplicado aos alunos da 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, bem como seus professores, com o intuito de coletar dados que ratificassem a prática do bullying virtual de acordo com a vivência dos alunos no ciberespaço, enfatizando suas percepções acerca do assunto, seus receios, suas precauções, seus entendimentos sobre seus direitos e deveres frente a essa prática, dentre outros parâmetros. Ficou notória a disseminação dos sites de relacionamento que lideram o número de acessos pelos internautas. Têm-se como exemplos: Orkut, Facebook, Twitter, etc. Não se pode preterir que estes ambientes configuram ótimos meios de socialização, como também servem de auxílio na construção do aprendizado. Contudo, far-se-á necessário algumas observações imprescindíveis no momento de visitar esses locais, com a finalidade de evitar constrangimentos e prejuízos vindouros, explanação em consonância com a ótica de alguns autores como: Lévy (1993), Maldonado (2009), Peck (2007), Franco (2011), Calhau (2009), dentre outras. Vale salientar que esta produção discorre sobre os malefícios do cyberbullying, de maior incidência contra os jovens, outrossim, algumas legislações que vislumbram combatê-lo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cyberbullying pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.title Cyberbullying : Um novo desafio presente no contexto educacional pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta