Resumo:
Tendo em vista a necessidade de reflexão sobre a inter-relação entre a prática docente e a qualidade da produção textual dos alunos, este trabalho objetiva apresentar resultados referentes ao grau de receptividade dos alunos à prática da produção textual, bem como os motivos que os levam à constante resistência à escrita. Nas redações escolares o alunado é disciplinado a redigir redações num conjunto de palavras organizadas em frases dispostas em forma de texto com a intenção única de reproduzir um padrão de linguagem. A escola deixa bem claro que esse padrão de linguagem, esse modelo de organização das partes e esse conjunto de ideias são os únicos que ela aceita. A produção textual no ensino da escrita quer desconstruir essa prática reprodutiva é levar à produção de texto ao uso consciente dos recursos expressivos da língua, com a finalidade de produzir efeitos deliberados sobre leitores bem determinados. O trabalho feito consistente num ritmo permanente de construções e compreensões textuais no aspecto de reescritura do mesmo.
Descrição:
SOUZA, Andreza Silva. Relatório de estágio supervisionado. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2014.