UEPB - Repositório Digital

O currículo e a educação contextualizada no campo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Terezinha Vieira de Sousa
dc.date.accessioned 2014-10-29T12:21:51Z
dc.date.available 2014-10-29T12:21:51Z
dc.date.issued 2014-10-29
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5875
dc.description LEITE, Terezinha Vieira de Sousa. O currículo e a educação contextualizada no campo. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Considerando a temática “a Educação do Campo e o currículo em processo transitório”, nesta pesquisa, demos ênfase à discussão dos Movimentos Sociais e MST (Movimento Sem Terra) através da Educação Contextualizada no Campo. Desse modo, estabelecemos um diálogo entre o conhecimento escolar e as possibilidades concretas do meio social no qual a escola está inserida, com vias a favorecer uma estreita relação entre o político e o pedagógico na práxis educativa. Reconhecendo a Educação do Campo como avanço e um marco histórico para os Movimentos Sociais, dentro da perspectiva das práticas pedagógicas, vivenciadas nas escolas de assentamentos do MST e o modelo de educação escolar básica restam-nos a questão: o currículo da escola do campo é contextualizado? Para o feito, utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica utilizando as publicações dos principais autores da área. No campo empírico foi realizada uma entrevista com uma professora que atua na Educação do Campo. Acreditamos que para que haja uma transformação nas ações educacionais voltadas para o meio rural se faz necessário formar profissionais com uma visão ampla do fenômeno educativo, que favoreça a percepção das relações de poder e dos jogos de interesses presentes na sociedade capitalista, que produz as desigualdades para a manutenção dos seus privilégios. Para tanto, é imprescindível o engajamento político desses profissionais na luta cotidiana por uma educação que respeite a singularidade do povo brasileiro, em especial, os costumes e a cultura da população do campo, auxiliando-os no processo de afirmação de sua identidade e desenvolvimento de suas potencialidades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.title O currículo e a educação contextualizada no campo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta