Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida os livros didáticos
apresentam situações que evidenciem as contribuições do desenho geométrico
para os conceitos de Trigonometria. Adotamos os estudos de Marcia Fonseca
Raymundo e Luciane Garcia como centrais em nosso referencial teórico, além de
trazermos as contribuições de outros autores. O estudo de natureza qualitativa foi
norteado por questões que abrangiam o uso do desenho nas demonstrações de
Trigonometria; a aplicabilidade do desenho como recurso importante para o
ensino e aprendizagem de Trigonometria, a partir dos livros didáticos analisados;
verificar a contribuição do desenho para a resolução de situações-problema
envolvendo a Trigonometria. O estudo foi realizado a partir da análise do tema
Trigonometria nos livros: Matemática: uma nova abordagem de Giovanni &
Bonjorno (2010) e Matemática: contexto & aplicações de Luiz Roberto Dante
(2003). A análise dos livros possibilitou-nos constatar que estes apresentam
situações que evidenciam a importância do desenho nas aulas de Matemática
como uma ferramenta indispensável para que os alunos compreendam conceitos
da Trigonometria.
Descrição:
SOUZA, D. M. A importância do desenho como recurso para o ensino e aprendizagem em trigonometria. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.