dc.description.abstract |
Muitas evidências vêm sendo acumuladas no que diz respeito a processos eficazes para
a aprendizagem matemática e um desses processos, segundo Walle (2009), que têm sido
um veículo poderoso é a Resolução de Problemas. Pelo fato de muitos alunos
apresentarem dificuldades quanto à aprendizagem de Funções, investigamos nesta
pesquisa a contribuição da Resolução de Problemas no ensino deste conteúdo no 1º ano
do ensino médio. Classificamos nossa pesquisa como pesquisa qualitativa, o caminho
utilizado para a elaboração deste trabalho foi à revisão bibliográfica sobre as
concepções dos trabalhos de alguns pesquisadores da área da Resolução de Problemas
como, Lourdes Onuchic, Van de Walle, George Polya, em livros, internet, artigos, teses,
dissertações e uma pesquisa junto aos 13 alunos de uma turma do 1º ano do ensino
médio do Colégio Central de Ensino localizado na cidade de Aroeiras-PB. A
aprendizagem é um resultado do processo de Resolução de Problemas, pois suas tarefas
são centradas mais no aluno do que no professor, já que o ensino começa e se constrói
com as ideias que os alunos possuem, ou seja, seus conhecimentos prévios. Esta
pesquisa permitiu concluir que o ensino de Funções, assim como outro conteúdo
qualquer, via Resolução de problemas não é tarefa fácil, mas há boas razões para
prosseguir neste esforço, pois a Resolução de problemas concentra a atenção dos alunos
sobre ideias e em dar sentido às mesmas, desenvolve a convicção de que eles são
capazes de fazer matemática e de que a Matemática faz sentido. |
pt_BR |