dc.description.abstract |
Este trabalho caracteriza-se como um artigo, do tipo relato de experiência, que tem
como objetivo descrever e analisar o trato do conteúdo ‘composição coreográfica’,
considerando a vivência na extensão universitária junto ao Projeto Universidade em
Dança do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba em
Campina Grande-PB, durante o semestre 2011.2. A construção deste artigo baseou-se
no diário de campo contendo o registro das aulas, fotos do processo de criação
coreográfica, dos ensaios e a apresentação ao público na abertura de um evento deste
departamento. Inspirada em Costa (2004), que afirma que a composição coreográfica é
um processo coletivo e dialógico, em construção, onde as experiências corporais de
todos os envolvidos nesse processo (coordenação, alunos extensionistas, participantes),
seja com a dança ou a partir dos seus movimentos adquiridos ao longo da vida,
interferiram na criação. O suporte pedagógico permitiu o desencadear da criação
iniciando-se com a valorização da capacidade criativa dos participantes do projeto
aliado ao aprendizado da dança por meio dos conteúdos programáticos propostos para o
período em que se manteve ativo à este trabalho. No que se refere à formação pessoal, a
vivência na extensão possibilitou o exercício de uma atuação profissional referindo-se,
especialmente, ao trato pedagógico do conteúdo composição coreográfica, numa
dimensão reflexiva sobre a dança e seus desdobramentos nos mais variados campos de ensino. |
pt_BR |