dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de ensinoaprendizagem
na prática de sala de aula, com relação ao conteúdo Trigonometria na
Circunferência, pautada na metodologia da Resolução de Problemas, desenvolvida mediante
uma experiência vivida em nossa própria prática com professora/pesquisadora. A pesquisa
inicia-se com uma breve reflexão acerca das contribuições da Resolução de Problemas no
ensino de Matemática, alicerçada nas concepções da Teoria de Polya, além de outros autores,
como Hilbert, Silva, Martins, Nascimento, que demonstraram grande interesse e diversas
contribuições acerca desta metodologia. No decorrer desta pesquisa pretende-se apontar novos
caminhos para uma aprendizagem mais eficaz da Trigonometria, visando não à memorização
ou a simples aplicações de fórmulas enfadonhas e por vezes desnecessárias, mas buscando na
Resolução de Problemas um meio de apreensão dos conceitos envolvidos neste eixo-temático
que muitas vezes causa repulsa e medo em alunos recém-chegados ao Ensino Médio.
Procurando levar o aluno a observar, registrar e refletir sobre aquilo que está aprendendo.
Diante disso, foram apresentadas aos alunos algumas situações-problemas que estimularam os
mesmos a pensar e a buscar suas próprias soluções. Diante dos resultados obtidos, podemos
destacar que a metodologia da Resolução de Problemas, veio contribuir para a construção de
novos conceitos e de novos conteúdos, associados ao ensino da Trigonometria, antes mesmo
de sua apresentação em linguagem Matemática formal, como também veio favorecer a
autonomia do aluno, como sujeito pensante que detém o poder de decisão diante dos desafios
que lhes são apresentados, o empenho dos mesmos na realização de todas as atividades
propostas e a cooperação mútua entre alunos e professor, fazendo com que a compreensão da
Trigonometria vá além das fórmulas e técnicas, garantindo assim um ensino-aprendizagem
satisfatórios dentro dos objetivos propostos. |
pt_BR |