UEPB - Repositório Digital

A trigonometria na circunferência a partir da resolução de situações-problemas: um novo olhar para a sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Lúcia de Fátima Silva
dc.date.accessioned 2014-10-30T14:00:35Z
dc.date.available 2014-10-30T14:00:35Z
dc.date.issued 2014-10-30
dc.identifier.other CDD 516. 24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5900
dc.description LIMA, L. de F. S. A trigonometria na circunferência a partir da resolução de situações-problemas: um novo olhar para a sala de aula. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de ensinoaprendizagem na prática de sala de aula, com relação ao conteúdo Trigonometria na Circunferência, pautada na metodologia da Resolução de Problemas, desenvolvida mediante uma experiência vivida em nossa própria prática com professora/pesquisadora. A pesquisa inicia-se com uma breve reflexão acerca das contribuições da Resolução de Problemas no ensino de Matemática, alicerçada nas concepções da Teoria de Polya, além de outros autores, como Hilbert, Silva, Martins, Nascimento, que demonstraram grande interesse e diversas contribuições acerca desta metodologia. No decorrer desta pesquisa pretende-se apontar novos caminhos para uma aprendizagem mais eficaz da Trigonometria, visando não à memorização ou a simples aplicações de fórmulas enfadonhas e por vezes desnecessárias, mas buscando na Resolução de Problemas um meio de apreensão dos conceitos envolvidos neste eixo-temático que muitas vezes causa repulsa e medo em alunos recém-chegados ao Ensino Médio. Procurando levar o aluno a observar, registrar e refletir sobre aquilo que está aprendendo. Diante disso, foram apresentadas aos alunos algumas situações-problemas que estimularam os mesmos a pensar e a buscar suas próprias soluções. Diante dos resultados obtidos, podemos destacar que a metodologia da Resolução de Problemas, veio contribuir para a construção de novos conceitos e de novos conteúdos, associados ao ensino da Trigonometria, antes mesmo de sua apresentação em linguagem Matemática formal, como também veio favorecer a autonomia do aluno, como sujeito pensante que detém o poder de decisão diante dos desafios que lhes são apresentados, o empenho dos mesmos na realização de todas as atividades propostas e a cooperação mútua entre alunos e professor, fazendo com que a compreensão da Trigonometria vá além das fórmulas e técnicas, garantindo assim um ensino-aprendizagem satisfatórios dentro dos objetivos propostos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvânio de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de trigonometria pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Trigonometria pt_BR
dc.title A trigonometria na circunferência a partir da resolução de situações-problemas: um novo olhar para a sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta