Resumo:
RESUMO
O presente trabalho consiste em pesquisa campo realizada com professores das redes pública e privada da região de Sapé – PB. O objetivo é averiguar a relação do professor com as novas tecnologias, especificamente a utilização dos blogs enquanto ferramenta pedagógica no ensino da matemática. Buscaram-se dois procedimentos de análises: mapear o perfil do professor e o uso da tecnologia na escola. O estudo contou com formulário de pesquisa, nas quais as dez perguntas existentes demandavam em relação às funcionalidades, finalidades, contribuições, viabilidade e impasses para a utilização dos blogs no 8º e 9º do ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio no ensino da matemática. Partindo dos postulados teóricos de estudiosos da educação, especialmente da tecnologia digital, como Oliveira (2006), Palloff (2004), Saviscki (2011) e Soares (2005), traçamos uma linha de reflexão sobre os rumos do ensino da matemática na era digital, bem como uma análise sobre a capacitação, disponibilidade, visão e opinião docente neste quesito. A pesquisa mostrou que o perfil do professor de matemática em relação aos blogs ainda é controverso. Os dados revelam que a maior parte dos entrevistados são homens, jovens entre 25 e 35 anos, o estudo também revelou que a maior parte deles leciona a menos de 05 anos. Concluímos que mesmo sendo jovem, neófito na docência, terem praticamente nascido na era digital e conviverem com as TIC’s diariamente, a maioria dos professores ainda resiste ou não se disponibiliza a utilizá-las, especialmente os blogs, em seu cotidiano escolar.
Descrição:
SANTOS, Ivanildo Pedro dos. A utilização dos blogs como ferramenta pedagógica no ensino da matemática nos 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. 2014. 49f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.