UEPB - Repositório Digital

A utilização dos blogs como ferramenta pedagógica no ensino da matemática nos 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Ivanildo Pedro dos
dc.date.accessioned 2014-10-30T17:07:59Z
dc.date.available 2014-10-30T17:07:59Z
dc.date.issued 2014-10-30
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5917
dc.description SANTOS, Ivanildo Pedro dos. A utilização dos blogs como ferramenta pedagógica no ensino da matemática nos 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. 2014. 49f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente trabalho consiste em pesquisa campo realizada com professores das redes pública e privada da região de Sapé – PB. O objetivo é averiguar a relação do professor com as novas tecnologias, especificamente a utilização dos blogs enquanto ferramenta pedagógica no ensino da matemática. Buscaram-se dois procedimentos de análises: mapear o perfil do professor e o uso da tecnologia na escola. O estudo contou com formulário de pesquisa, nas quais as dez perguntas existentes demandavam em relação às funcionalidades, finalidades, contribuições, viabilidade e impasses para a utilização dos blogs no 8º e 9º do ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio no ensino da matemática. Partindo dos postulados teóricos de estudiosos da educação, especialmente da tecnologia digital, como Oliveira (2006), Palloff (2004), Saviscki (2011) e Soares (2005), traçamos uma linha de reflexão sobre os rumos do ensino da matemática na era digital, bem como uma análise sobre a capacitação, disponibilidade, visão e opinião docente neste quesito. A pesquisa mostrou que o perfil do professor de matemática em relação aos blogs ainda é controverso. Os dados revelam que a maior parte dos entrevistados são homens, jovens entre 25 e 35 anos, o estudo também revelou que a maior parte deles leciona a menos de 05 anos. Concluímos que mesmo sendo jovem, neófito na docência, terem praticamente nascido na era digital e conviverem com as TIC’s diariamente, a maioria dos professores ainda resiste ou não se disponibiliza a utilizá-las, especialmente os blogs, em seu cotidiano escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eliete Correia dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ferramenta pedagógica pt_BR
dc.title A utilização dos blogs como ferramenta pedagógica no ensino da matemática nos 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta