Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santana, José Romero Soares
dc.date.accessioned 2014-10-31T13:25:39Z
dc.date.available 2014-10-31T13:25:39Z
dc.date.issued 2014-10-31
dc.identifier.other CDD 299.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5925
dc.description Santana, J. R. S. Do terreiro ao templo. 2014. 46f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Seguir a trilha das religiões indígenas e afro-brasileiras é o primeiro passo para compreender, dois períodos importantes da história destas religiões, a década de 1960 e a década de 1980, que representou mudanças na estrutura social tanto nacional como local, e é neste campo que se desenrola o embate, entre as religiões afro-brasileiras, cuja origem remete-se a estrutura social e mágico-religiosa das tribos africanas e a federação dos cultos africanos na Paraíba que buscou de todas as formas, moldar, um padrão que legitimasse sua regulamentação neste Estado, que usava de práticas repressoras, inclusive com a força policial. É deste contexto que o governador do Estado João Agripino, surge como um interventor, considerado pela federação como o “verdadeiro protetor” dos cultos afro-brasileiro, por ter legalizado sua prática no espaço social da Paraíba. Se a nível constitucional os cultos afro-brasileiros deixaram de ser perseguidos e marginalizados, assistiu-se, entretanto, nas duas décadas seguintes, uma nova forma de perseguição e de marginalização, desta vez desencadeada pela atuação do neopentecostalismo notadamente da Igreja Universal do Reino de Deus, que traz a teologia da prosperidade, cujo impacto se tornou um dos motivos que levou ao fechamento de terreiros localizado no bairro de José Pinheiro na cidade de Campina Grande objetivando o estudo em questão ao qual me debruço para entender este momento. Este é um discurso que vem alimentando o preconceito, criando e reformulando o imaginário a respeito destas práticas religiosas, associando seus rituais ancestrais as chamadas práticas demoníacas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ivonildes da Silva Fonseca pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Religião pt_BR
dc.subject Religião Afro-brasileira pt_BR
dc.subject Sociedade-Repressão pt_BR
dc.subject Culto Religioso pt_BR
dc.title Do terreiro ao templo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta