Resumo:
Este trabalho teve como objetivo principal apresentar uma proposta de que é possível mudar esse contexto que está aí de que a “educação é para todos” e que bem sabemos na prática isso não acontece, tudo está interligado, tudo é muito complexo, pois a prática e a teoria estão desafinadas, separadas. Se eu não cuido do ser humano hoje é sinal que vamos ter problemas pela frente, afinal, estamos interligados pela internet que é “rede”, não adianta cuidar de si apenas, mas de todos para que possamos ter um mundo diferente e melhor. É preciso que todos juntos cuidem de todos, e essa é a grande tarefa da educação e da escola, mostrar para as novas gerações que é possível viver bem, ser feliz, sonhar e realizar seus sonhos. O presente trabalho foi realizado com os estudantes da 8ª série EJA do município de Itaporanga PB na EEEF. Simeão Leal. A fundamentação teórica baseou-se em teóricos como Paulo Freire (2013), Augusto Cury (2004), dentre outros. A pesquisa foi aplicada com 30 alunos da turma acima citada, a metodologia utilizada foi descritiva e exploratória, em que foram realizados saraus de leitura com esses estudantes envolvendo fragmentos de Paulo Freire. Esses saraus foram realizados em Agosto, setembro e outubro, obtivemos como resultados satisfatórios já ao comparamos com outras turmas que não tinham vivenciado o estudo e a pesquisa, percebíamos logo a diferença eram apáticos, tristes, revoltados até. Dessa forma, concluímos que quando apresentamos propostas ou possibilidades de zelarmos e cuidarmos do ser humano através de uma educação que cuida das relações interpessoais, está projetando um futuro melhor para todos. Optamos assim por avançar respeitando as diferenças uns dos outros.
Descrição:
SILVA, Maria Izete Pires. As relações interpessoais e o processo de humanização na 8ª série EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental Simeão Leal. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.